segunda-feira, 28 de março de 2016

O  Pão da Ida



O mais interessante em ter um Blog é sem dúvida a partilha.
Levar o que sentimos, o que fazemos até aqueles que não sabemos se algum dia iremos conhecer.
Partilhar as minhas coisas e partilhas as coisas que não são de ninguém.
É isso que hoje sinto vontade de fazer.
A Ida é uma amiga, e quando o que sentimos é grande, qualquer palavra parece pequena para exprimir o que representa para nós.
O que importa é que hoje a Ida presenteou-me com este maravilhoso pão, o qual poderá ser degustado por todos vós, já que com a sua autorização deixo a receita.
Enquanto falávamos sobre o pão e sobre o que nos alimenta, surgiu-me uma frase, não fui eu que a "cozinhei" mas foi em mim que as palavras encontraram forma para se expressar.
"Fazer pão é engravidar a farinha"
É acrescentá-la. É transformá-la.
Fazer pão é uma arte e como todas as artes, se for feita com amor "fermenta" melhor.

Pão da Ida (com amor)

Receita 
1 tigela da sopa de arroz integral cozido
1 tigela de farinha branca de centeio
1 tigela de farinha de trigo espelta
2 colheres de sopa de sementes de papoila
2 colheres de sopa de sementes de linhaça
1 pitada de sal
1 saqueta de fermipan (ou outra levedura)
água

Confeção
Coloque as farinhas numa taça, junte o arroz e as sementes. Desfaça o fermento em água morna e adicione aos restantes ingredientes, misture tudo. Junte água  morna aos poucos, até obter uma massa que não coloque à mão. Amasse durante alguns minutos (5).
Unte uma forma com um fio de azeite, polvilhe com farinha e coloque a massa dentro da forma.
Embrulhe com uma manta e deixe em lugar morno durante 2 a 3h para levedar.
Após esse tempo leve ao forno pré aquecido a 180g durante 30 minutos aproximadamente.
Pode variar as sementes e as farinhas.
O arroz integral cozinhado dentro do pão,dá-lhe humidade e ajuda na digestão.
O pão da Ida dá vida.

Natália Rodrigues



Sem comentários:

Enviar um comentário