quarta-feira, 2 de março de 2016


Sobremesas

Tudo o que deixa memórias de prazer na nossa mente, torna-se parte integrante das nossas recordações. Torna-se parte presente do nosso presente.
Se inunda o nosso corpo com o tempero do prazer, ficará para sempre (enquanto formos o que somos) na pasta das boas memórias. O que mais nos marca, são as recordações cujas emoções, ocuparam a cimeira dos nossos sentimentos.
Dor e prazer são tatuagens do corpo emocional, com grande capacidade de nos influenciarem.
Quando sentimos um desejo forte de comer uma sobremesa, é inteligente procurar algo com qualidade, mas não esquecer que tem também de possuir sabor.
Se acaso tentarmos obter da sobremesa aquilo que consideramos saúde, o que poderá acontecer, é repetirmos a quantidade, apoiados na ideia de que isso não nos prejudicará.
Se procuramos ter um momento de prazer, a melhor opção (penso eu) é comer  algo que seja de qualidade, mas que não perca o cariz de uma sobremesa: ser leve e saborosa.
As farinhas integrais nem sempre são as mais indicadas para confecionar sobremesas,  já que podem originar sobremesas pesadas e maçudas.
O equilíbrio das suas refeições e da sua vida, está naquilo que faz com maior frequência. As sobremesas são uma pequena parte da vida, e representam momentos de prazer.
É  importante que depois de consumir esse "momento" possa dizer: "Estou bem, não preciso de mais nada."
Quando atingimos um certo patamar da escada da nossa evolução, já não precisamos de momentos de prazer, seguramente teremos prazer com todos os momentos, mesmo os amargos.
Nessa fase saberemos separa-nos das coisas, e até do que sentimos, tal como a clara se separa da gema e depois de batida se torne leve apesar de dizermos que fica em castelo, nós também saberemos elevar-nos aos acontecimentos e aos sentimentos, até lá sintamos o prazer de uma sobremesa saudável, sem precisamos empanturrar-nos com ela.
Tudo o que sabe muito bem, só se pode comer um pouco.
Tal como os bons perfumes, as coisas muitas boas são servidas em pequenas quantidades, para que não nos viciemos.



Bolo de maçã e canela

Ingredientes
  • 3 maças cortadas aos quadradinhos
  • 2 chávenas de chá de farinha de trigo branca 
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 chávena de chá mal cheia de azeite
  • raspa de 1 limão
  • colher de sopa de canela
  • 1 chávena de chá de geleia de arroz
  • 1 chávena de café de leite de arroz
  • 1 pitada de flor de sal
  • natas de aveia para decorar 

Confecção

Coloque o azeite, a geleia e o leite num copo, emulsione com a ajuda da varinha mágica e reserve.
Numa taça coloque a farinha, o sal o bicarbonato, a canela e as maçãs. Junte o creme obtido da emulsão, misture bem, se a consistência estiver muito grossa, adicione um pouco de leite para a tornar mais fluída.
Forre uma forma com papel vegetal, unte-o com um fio de azeite e verta sobre ele o preparado. Leve ao forno pré aquecido a 180 graus, durante 30 minutos aproximadamente.
Coloque o pacote das natas no frigorífico durante 2h e verta por cima das fatias do bolo ao servir, polvilhe com canela.
Mastigue devagar, o sabor só está presente enquanto mastigar, não engula, deguste primeiro.
Seja feliz, a maçã e canela são dois óptimos ingredientes para fortalecer a felicidade.

Natália Rodrigues


Sem comentários:

Enviar um comentário