sábado, 13 de dezembro de 2014

Trigo sarraceno




Eu costumo perder com alguma frequência o chapéu de chuva.
E hoje que chove apercebi-me disso uma vez mais. Por acontecer tantas vezes resolvi sentar-me e pensar sobre o assunto.
 É incrível a quantidade de imagens que chegam até nós quando decidimos parar. 
O emaranhado de ideias que se apresentam à nossa mente sempre que o corpo se aquieta.
Se continuarmos, depois de um momento intenso e até incomodo, o pensamento acalma-se e nós ficamos entre as coisas, não fazemos parte delas, elas não fazem parte de nós.
A chuva continuava a cair, indiferente à ausência do meu chapéu. Quando ela chega, nós temos de estar preparados, porque apesar de gentil, ela não se padece com o nosso mau estar. 
Quando o céu precisa chorar, simplesmente chora, e nós ou nos molhamos ou nos protegemos.
Sentada em frente ao ecrã do tempo vi a chuva a cair e apercebi-me que talvez eu não me importe de sentir a chuva. Quando paramos, a tempestade abranda dentro de nós, e é  a essa que precisamos dar atenção para que não fiquemos "molhados" pela desordem da mente.

Natália Rodrigues Porto


Trigo sarraceno



O trigo sarraceno, também conhecido como trigo mourisco, é isento de glúten, pelo que pode ser consumido pelos intolerantes a esta substância. Possuí um elevado teor de proteínas, é rico em magnésio, ferro, rutina (vitamina P) e previne doenças cardiovasculares, arteriosclerose, diabetes e obesidade.
O sabor deste cereal pode ser para alguns considerado forte, por isso  o seu consumo em sopas, ou  saladas onde se juntam vegetais, oferece  a vantagem de minimizar o intenso seu paladar e deste modo dá tempo ao seu palato, até que capaz de o apreciar.
As nossas papilas gustativas também se educam, por isso não desista de um alimento, só por não gostar dele na primeira vez. Se tiver o conhecimento dos seus benefícios, dê o benefício da dúvida ao seu paladar e insista.
Este cereal é pelo conjunto dos seus nutrientes recomendado em casos de fragilidade física, estados de convalescença,  faz também parte do grupo de alimentos indicados, para aumentar a produção do leite materno e é recomendado ainda, para casos de baixa fertilidade, frigidez ou impotência sexual.
Dá-nos estabilidade e confiança, e pode ser ainda utilizado como emplastro para tratar edemas
Os alimentos são verdadeiros tesouros na nossa vida, se procura a riqueza, comece pela escolha do que consome, pois ser rico e não ter saúde, pode ser uma forma maior de pobreza.




 Receita para eliminar a turbulência da mente

Sopa de trigo sarraceno

Ingredientes
  • ·        1 Chávena de trigo-sarraceno
  • ·        6 Tigelas de água
  • ·        1 Cebola média
  • ·        2 Cenouras
  • ·        Nabiças
  • ·        Azeite
  • ·        Sal


Confeção
Coloque o trigo depois de lavado ao lume com o triplo do seu volume de água durante 20 minutos, que serão contados após a fervura (mantenha depois da fervura iniciar a chama baixa) com uma pitada de sal.
 Acrescente após este tempo, a água necessária de modo a obter o volume e a consistência desejada para a sua sopa (mais ou menos líquida) e quando esta iniciar a fervura acrescente os legumes:  cebola e a cenoura, finamente cortadas. Conte mais 10 minutos, Tempere com um fio de azeite verifique o tempero e acrescente mais uma pitada de sal se necessário, junte as nabiças e depois de 5 minutos  apague.
Adicione umas gotas de sumo de limão e deixe repousar uns minutos antes de servir.


Natália Rodrigues Porto









Sem comentários:

Enviar um comentário