quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Pickles de rabanetes



Deslumbrada pela magia de um jardim, infiltro as minhas raízes no teclado mágico que traduz em palavras partes do que sinto.
A vida tal como o cinema tem um "trailer."
 Escrevi sobre flores e fiquei a pensar que flor poderia eu ser no mundo infinito das plantas. Uma vez solto o pensamento, o caminho inicia-se. Pode ficar a meio, ou nem passar do início, mas não podemos extinguir o seu nascimento.
Depois do meu pensamento ter começado a sua caminhada para além de mim, eu deparei-me com um jardim e fui inundada por uma vasta diversidade de árvores, plantas e flores. Os cheiros borrifaram-me a memória e eu recordei-me de tudo. Recordei que era parte da natureza e recordei que era natural o sentimento que me aflorava.
Enchi o olhar com a beleza daquele lugar e por mais que olhasse, menos queria parar de o fazer.
As orquídeas moravam por toda a parte, com muitas e diferentes cores. E eu aprendi algumas coisas que não sabia sobre elas. As diferentes espécies, alguns dos cuidados a ter.
Quando saí do jardim, senti-me plantada e lancei outro pensamento: Talvez eu possa ser uma espécie de orquídea humana.
Se puderes fica atento descontraidamente aos teus pensamentos, e verás facilmente como são espécies de sementes, que depois de pensados correm em busca de um terreno para se alimentarem e crescerem.
Orquídeas são boas de pensar, mas ervas daninhas é preciso ter cuidado para não as plantar.
A vida tal como no cinema tem intervalos, durante esse tempo cuida da tua semente e voa para fora da mente.

Receita para semear bons pensamentos

Pickles de Rabanete


Ingredientes
  • Rabanetes
  • sal
  • vinagre de ameixa
  • vinagre de arroz

Confeção
Corte em círculos finos os rabanetes, coloque-os numa taça de preferência de vidro, salpique com umas pedrinhas de sal, envolva bem o sal até que se desfaça. Repita a operação até segurar no vegetal e ser capaz de o dobrar sem o partir. Para 1 chávena de chá de rabanetes cortados a quantidade de sal é aproximadamente 1 colher de café. Quando chegar ao ponto dos rabanetes estarem macios e quase poderem ser dobrados, acrescente 3 gostas de vinagre de ameixa e 3 gotas de vinagre de arroz. tape a taça com um pano ou um guardanapo de papel e espere 2h no mínimo.
Esta preparação, auxilia a digestão de alimentos mais "pesados" ou com um maior teor de gordura.
E ainda por ser um vegetal fermentado aumenta a qualidade da flora intestinal e protege por acréscimo o sistema imunitário.
Rabanetes, rabáno e nabo também se pertencem ao grupo de alimentos indicados para auxiliar o fígado na digestão das gorduras. Utilize sempre que sentir necessidade de ampliar o funcionamento deste órgão. 
O fígado quando não está equilibrado perturba o nosso pensamento e deixa-nos instáveis, já diz o ditado para quem tem um feitio difícil: "Maus fígados" 





Natália Rodrigues Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário