sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Creme de curgete com manjericão


Os dias em que nos sentimos mal, são mais longos do que os outros.
As horas em que a dor nos faz companhia, são mais longas do que as outras, e os minutos de desespero são muito maiores do que as horas de alegria.
O tempo é medido pelas nossas emoções. Quando estamos ocupados com o que gostamos nem nos apercebemos de como ele passa.
Há muito tempo que deixei de usar relógio, porque percebi que esse instrumento não me ajudava a conhecer o tempo. Servia-me apenas para ver as horas.
As pessoas que se atrasam frequentemente possuem um tempo interno, que é diferente do tempo que o relógio marca.
As que chegam adiantas anseiam competir com o tempo e temem ficar fora dele.
Como seria a nossa vida se neste momento o tempo deixasse de ser contado tal como o fazemos?
Seria o caos no mínimo.
Nós não sabemos viver fora deste tempo, atrasados, adiantados, na hora, estamos programados para servir este grande mestre.
Nos dias mais difíceis não olhes para o relógio. Fecha os teus olhos e encontra o teu tempo, acerta-te e seguramente algo mudará.
Mudar as horas pode não ser possível, mas se ajustarmos o nosso ritmo interno, sentiremos o tempo de outra forma.



Receita para não reparar no tempo

Creme de curgete com Manjericão 


Ingredientes

  • 3 curgetes médias
  • 2 cebolas  
  • chávena de café de milet
  • sal
  • vinagre de ameixa
  • azeite
  • manjericão

Confeção 
Retire a casca da curgete e reserve. Corte-a em pedaços médios e proceda de igual modo com a cebola. Numa panela coloque um fio de azeite e leve ao lume, adicione assim que o azeite estiver morno os legumes e saltei-os com uma pitada de sal, durante alguns minutos, baixe a chama e acrescente o milet  e a água apenas a cobrir, tape de deixar cozinhar durante 15 minutos em lume brando.
Ao fim deste tempo crescente a água para o volume e consistência da sopa que deseja, o sal para temperar e quando começar a ferver, junte as cascas da curgete, acrescente um fio de azeite. Cozinha tudo mais 5 minutos, apague o lume, reduza  puré e sirva com uma folha de manjericão.


Natália Rodrigues Porto


2 comentários: