sábado, 27 de dezembro de 2014

Azuki e cevada


Antes de nascer é muito provável que nos seja dada a  beber  a poção mágica para nos libertar da memória.  
Seria seguramente mais fácil (em alguns aspectos) se nos recordássemos de onde viemos e para onde vamos. Mas não seria uma experiência tão verdadeira como a vida pretende que seja. Seria idêntico a termos as respostas de um teste antes de o fazermos.
Desconhecendo tudo em relação às nossas origens e todas as aprendizagens, temos a grande oportunidade de começar de novo.
Esquecidos do berço que nos continha, nascemos para os braços de alguém, para iniciar um ciclo de novas aprendizagens.
É essencial que estejamos muito presentes em tudo o que nos acontece. Cada segundo é uma gota da eternidade.
Com a poção mágica do esquecimento, não podermos saber o que, nem com quem combinámos crescer, resta-nos confiar que temos um guia para nos direccionar e o coração no peito para nos guiar.




Receita para recordar o que é preciso transformar
Sopa de feijão azuki e cevadinha





O azuki é um feijão e como tal pertence ao grupo das leguminosas. É conhecido pela a ação benéfica que possui para o bom funcionamento dos rins.
Os rins são órgãos responsáveis (entre outras ações) por filtrar o sangue. O sangue representa, a família e a vida.
 O sangue percorre o seu caminho pelas estradas do corpo e chega ao rim, enviado pelo coração. O coração é o órgão da partilha.
Para termos uma vida filtrada, circular com alegria e partilha, precisamos que os rins estejam em seu pleno funcionamento.
A cevadinha é uma variante do cereal mais conhecido por cevada.
Este cereal contribui para o bom funcionamento do fígado.
O fígado tem entre várias outras funções a responsabilidade de eliminar toxinas. Ele e os rins cuidam da nossa vida e do nosso sangue.
Para sermos equilibrados, precisamos estar libertos de "venenos."

Com esta sopa poderá fazer de todos os dias um novo dia.
Faça esta receita sempre que sentir que a sua vida não está a fluir, e sempre que pressentir que a partilha escasseia nos seus dias.

Receita (4 pessoas)
Ingredientes

  • 150 gramas de feijão azuki
  • 100 gramas de cevadinha
  • 1 fatia de abóbora cabacinha ou hokaido
  • 1 cebola
  • 1 fatia de couve coração

Confecção

Demolhe o feijão juntamente com a cevada durante 6 a 8 horas.
Deite a água fora onde os alimentos foram demolhados, e cozinhe ambos durante 40 minutos. (se desejar que seja mais rápido pode cozinhar em 20 minutos na panela de pressão), com o triplo do seu volume em água e uma tira de 3cm de alga kombu (esta alga deve ser sempre utilizada na cozedura das leguminosas, porque contém minerais que ajudam na digestão e evitam a formação de gases).
Passado o tempo de cozedura mexa para sentir a sua consistência, se achar que está muito espessa, acrescente mais água (pode ser fria) e se achar que está mais liquida, não se preocupe pois ainda terá de adicionar os vegetais.
Lave a cebola, dispa-a com delicadeza, corte-a em cubos pequenos, coloque dentro da sopa, mantenha o volume da chama de modo a que a fervura aconteça de forma suave.
Proceda de igual forma com a abóbora, corte em pedaços pequenos, adicione à sopa, e por último acrescente a couve também cortada em pedaços que podem ser médios. Junte uma pitada de sal, a suficiente para dar à sopa o seu real sabor (escolha sempre o sal marinho não refinado). Tape e deixe os legumes conversarem uns com os outros, para que os sabores se harmonizem, durante 15 minutos. Ao fim deste tempo destape a panela, prove e sinta, pode rectificar o tempero e acrescentar mais uma pitada de sal, acrescente também um fio de azeite e umas gotas de vinagre de ameixa (atenção este vinagre é salgado, terão de ser mesmo umas gotas). Apague e se desejar acrescente hortelã.
Sente-se e aguarde 5 minutos antes de servir a sua sopa. Coloque uma música relaxante e acenda uma vela.  Com a sua sopa na tigela, comece a degustá-la, deixe-se levar pelos sabores e sinta a sua alma a ser temperada.

Natália Rodrigues Porto









1 comentário: